Açaí – fontes, benefícios para a saúde, nutrientes, usos e constituintes

Entre as tribos indígenas da Bacia Amazônica, o açaí é um alimento básico, valorizado por seu valor nutricional e propriedades medicinais. Embora o açaí já seja comercializado globalmente há alguns anos, a Internet é o que realmente ajudou este superalimento sul-americano a atingir seu nível atual de popularidade. As bagas de açaí são conhecidas por conterem grandes quantidades de antioxidantes, minerais e vitaminas encontrados na polpa, na pele e no endocarpo.

Lista de Nutrientes

Ao contrário de outras frutas, o Açaí é relativamente rico em gordura e baixo teor de açúcar. As bagas de açaí também são densas com oligoelementos e compostos vegetais, um dos quais, a antocianina, dá à fruta sua distinta cor roxa profunda. Além da antocianina, o açaí também contém:

Cálcio

Fibra dietética

Ferro Magnésio

Ácido linoléico (ômega-6)

Ácido oleico (Omega-9)

Ômega-3 Fenólico

Potássio

Proteína

Sódio

Vitamina A

Vitamina C

Vitamina E

Zinco

O grande volume de nutrientes faz do açaí uma fruta excelente para manter bons níveis de energia, um sistema imunológico forte e clareza mental.

Usos medicinais do Açaí

Pesquisadores da Universidade da Flórida descobriram que o açaí é uma fruta eficaz contra o câncer. Em seu estudo de 2006, os pesquisadores observaram que os antioxidantes do Açaí desencadearam uma resposta de autodestruição em 86 por cento de suas células de leucemia testadas.

Os polifenóis no Açaí também são capazes de combater crescimentos cancerígenos em nível molecular, impedindo que esses crescimentos se multipliquem e metastatizem.

Os outros usos medicinais do Açaí incluem:

 Acne

 Dano cerebral

 Constipação

 Diabetes

 Diarréia

 Ataque cardíaco

 Níveis elevados de colesterol

 Hiperpigmentação

 Envelhecimento prematuro

 Disfunção sexual

Derrame

 Fadiga visual

 Perda de peso

Os poderosos antioxidantes do Açaí livram o corpo dos radicais livres, que causam o colapso da pele e do cabelo. Esses mesmos antioxidantes também evitam que as toxinas se acumulem no sistema digestivo, eliminam o colesterol prejudicial das paredes das artérias e aumentam a eficiência da absorção celular. As bagas de açaí aumentam a circulação sanguínea em todas as partes do corpo, incluindo os órgãos sexuais.

O fluxo sanguíneo insuficiente é a principal causa da disfunção sexual e da ausência de vigor sexual, o que significa que as bagas de açaí também podem servir como afrodisíaco. Maneiras de usar Açaí.

Aqueles que desejam consumir Açaí no seu estado mais puro são livres para fazê-lo. No entanto, pode ser difícil encontrar açaí bagas frescas porque a fruta é cultivada quase inteiramente na floresta amazônica e estraga muito rapidamente, tornando impossível transportar frutas frescas.

Os exportadores contornaram isso distribuindo açaí em quatro formas: pó, purê, suco e suplemento. O pó de Açaí oferece a quantidade mais concentrada de nutrientes, sendo um bom complemento para aveia, molhos para salada, granola ou smoothies.

Purê de Açaí é a melhor maneira de desfrutar o sabor distinto do fruto. O purê pode ser feito no tradicional Açaí na tigela ou no Açaí na tigela, uma sobremesa congelada e um prato de frutas geralmente coberto com bananas e granola. O suco de Açaí é uma maneira fácil de desfrutar do Açaí, mas a forma de suco geralmente tem mais açúcar e menos fibra. Suplementos de suco de Açaí vêm em cápsulas e comprimidos, e são os mais convenientes.

Resumo

Os antioxidantes do Açaí aumentam a energia, aumentam a circulação sanguínea, melhoram a pele e o cabelo e reduzem o colesterol. As vitaminas e minerais auxiliam na saúde dos olhos, do cérebro e do coração. Como tal, o Açaí também pode prevenir doenças como câncer, diabetes e demência.

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