Os benefícios do Cromo para a saúde

O cromo é um mineral encontrado em certos alimentos e no meio ambiente. Existem duas formas conhecidas: trivalente (cromo 3+) e hexavalente (cromo 6+). A forma trivalente é encontrada nos alimentos (e será o foco das seguintes informações). O cromo hexavalente é tóxico e é encontrado na poluição industrial.

Em suplementos, você pode encontrar cromo disponível em várias formas, incluindo:

  • Cloreto de cromo
  • Nicotinato de cromo
  • Picolinato de crômio
  • Levedura com alto teor de cromo
  • Citrato de cromo

Não se sabe qual forma é mais eficaz no corpo humano, mas o cloreto de cromo, em particular, tem baixa biodisponibilidade. Isso significa que não é muito bem decomposto e absorvido pelo corpo.

Benefícios para a saúde

Suplementos de cromo são frequentemente usados ​​como auxiliares de perda de peso e para controlar o açúcar no sangue. O cromo atua auxiliando a ação da insulina no corpo.

A insulina é essencial para o metabolismo e armazenamento de carboidratos, gorduras e proteínas no corpo. Como ele funciona no corpo como suplemento não é bem conhecido. Pode ser encontrada em uma variedade de alimentos, mas a quantidade em cada tipo de alimento nem sempre é fácil de determinar.

Também é difícil determinar se uma pessoa é deficiente em cromo e se os suplementos são úteis ou não nesses casos. Muitos estudos sobre suplementos de cromo foram inconclusivos, mas também variam amplamente quanto ao tipo de cromo estudado e às doses utilizadas. 

Diabetes tipo 2

Avaliações de vários estudos mostram que os suplementos de cromo diminuíram significativamente os níveis de açúcar no sangue e triglicerídeos em pessoas com diabetes tipo 2. Uma revisão sistemática de 25 estudos descobriu que a suplementação com 200 microgramas (mcg) de picolinato de cromo melhorou o controle glicêmico sem aumentar os efeitos colaterais em comparação com o placebo. 

 Perda de peso

Embora os benefícios do uso de cromo para perda de peso sejam inconclusivos, a teoria de que poderia ajudar na perda de peso baseia-se na ideia de que o açúcar no sangue regulado resultará em desejos reduzidos. As afirmações de que ajuda a reduzir a gordura corporal e aumentar a massa muscular magra não foram confirmadas por estudos científicos.

Possíveis efeitos colaterais

Existem poucos efeitos colaterais conhecidos dos suplementos de cromo. Em doses razoáveis, não parece haver nenhuma preocupação com efeitos colaterais graves.  Houve alguns relatos de que os suplementos de cromo podem causar dor e inchaço, danos aos rins, problemas musculares e reações na pele quando tomados em grandes doses.

 Gravidez e Amamentação

O cromo passa pelo leite materno, mas normalmente não é considerado prejudicial em doses normais. É um elemento necessário que também está incluído na fórmula para bebês. Se você estiver grávida ou amamentando, converse com seu médico antes de tomar qualquer suplemento ou medicamento.

Interações de  com outros medicamentos

Certos medicamentos podem afetar a absorção de cromo no corpo ou aumentar a excreção (o que significa que seu corpo se livra de mais cromo). Esses incluem: 

Antiácidos

Corticosteróides

Bloqueadores H2 (cimetidina, famotidina e nizatidina)

Inibidores da bomba de proteína (omeprazol, lansoprazol, rabeprazol, pantoprazol e esomeprazol)

Outros medicamentos podem ter seus efeitos potencializados pela ingestão de cromo. Esses incluem: 

Bloqueadores beta

Corticosteróides

Insulina

Ácido nicotinico

Antiinflamatórios não esteróides (AINEs)

Inibidores de prostaglandina

Dosagem e preparação

Não há uma dose diária recomendada (RDA) estabelecida para o cromo, mas “Em 1989, a National Academy of Sciences estabeleceu uma faixa de ‘ingestão alimentar diária segura e adequada estimada’ para o cromo. Para adultos e adolescentes essa faixa era de 50 a 200 mcg.” O cromo ocorre naturalmente em alguns alimentos em quantidades variáveis.

Por exemplo, o brócolis pode conter cerca de 11 mcg por 1/2 xícara de porção, purê de batata contém 3 mcg por 1 xícara de porção e o vinho tinto contém de 1 a 13 mcg em uma porção de 5 onças. A quantidade exata desse mineral que obtemos de nossos alimentos varia muito, dependendo do que você come. Também não se sabe exatamente quanto é necessário. 

Observações

Existem muitos tipos de suplementos de cromo no mercado. Eles podem estar disponíveis individualmente ou como parte de uma combinação de produtos que inclui outras vitaminas ou minerais. Quando você estiver olhando para um produto, certifique-se de anotar quantos microgramas (mcg) de cromo estão na dose recomendada. Se for muito superior a 200 mcg, tome cuidado ao tomá-lo. Se um suplemento contém vários minerais, vitaminas ou outros ingredientes, pesquise todos eles para entender o que está tomando e como isso pode afetá-lo.

Uma grande variedade de alimentos contém cromo e a maioria dos pesquisadores concorda que a maioria da população obtém o suficiente por meio dos alimentos, incluindo:

  •  Brócolis
  • Suco de uva
  • Pão de trigo integral
  • Alho
  • Manjericão
  • Carne bovina
  • Suco de laranja
  • Peru
  • Vinho tinto
  • Maçã
  • Banana
  • Vagem

Considerações

Os benefícios de tomar suplementos de cromo podem não estar bem estabelecidos, mas claramente beneficia algumas pessoas. Se você está pensando em tomar suplementos de qualquer tipo e tem qualquer tipo de condição crônica de saúde, converse primeiro com seu médico.

 

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