Dieta de South Beach – Origens, benefícios à saúde

A dieta de South Beach é um plano de perda de peso descrito pelo líder cardiologista Americano Arthur Agatston, doutor em medicina com seu livro best-selling  “A dieta de South Beach: um plano delicioso e garantido para perder peso de forma rápida e saudável”.  Ele queria criar uma dieta que permitisse pessoas com sobrepeso e diabéticas para reduzirem seus riscos de doenças cardíacas. Ele descobriu que um efeito colateral da dieta é uma significante perda de peso, ele afirma que isto não é uma dieta de baixo carboidrato ou de baixa gordura, mas sim, mais focada em comer os carboidratos certos e as gorduras certas.

Essa dieta tem sido creditada com o efeito de rápida perda de peso sem ficar com fome, enquanto promovendo a saúde cardíaca. Entretanto, isto também tem sido criticado por sendo uma dieta “da moda”. Veja alguns exemplos de alimentos que reduzem o risco de infarto no artigo deste mesmo blog  no link a abaixo: http://blog.querotudonatural.com.br/alimentos-que-diminuem-o-risco-de-infarto/.

Benefícios da dieta de South Beach

Algumas das vantagens de aderir a esse tipo de dieta incluem:

A dieta de South Beach é vista mais como um estilo de vida de que uma simples dieta, para que as pessoas sejam capazes de plenamente aproveitar seus benefícios e efeitos.

Comidas tipicamente encontradas na dieta de South Beach:

A dieta recomenda consumir lentamente uma pequena porção e consumi-la novamente se você ainda estiver com fome. Alguns alimentos que são normalmente incluídos na dieta de South Beach são os seguintes:

Proteínas Magras:

  • Bife magro, porco, cordeiro, vitela;
  • Frango sem pele e peito de peru;
  • Peixe e marisco;
  • Ovos e clara de ovos;
  • Substitutos da carne à base de soja.
  • Queijo duro com baixo teor de gordura, ricota e queijo cottage;
  • Leitelho, leite de baixo teor de gordura, iogurte grego ou comum, Kefir e leite de soja: limitado a dois copos por dia.

Todos os vegetais são permitidos, exceto as beterrabas, cenouras, milhos, nabos, inhames, ervilhas, batatas brancas e a maioria dos tipos de abóboras.

Você também pode adicionar nozes e sementes à dieta, como amêndoas, castanhas de caju, macadâmias, nozes, pistaches, nozes, linhaça, sementes de chia, sementes de gergelim e sementes de abóbora. É aconselhável limitar o consumo a 28 gramas (1 oz) por dia.

Óleos saudáveis

  • Abacate: limitado a 2/3 de uma fruta;
  • Margarina sem gordura Trans: limitado a 2colheres de sopa;
  • Maionese de baixo teor de gordura: limitado a 2 colheres de sopa;
  • Maionese normal: limitado a 1 colheres de sopa;
  • Molho de salada com menos de 3 gramas de açúcar: limitado a 2 colheres de sopa;
  • Azeitona: limitado a 20-30 unidades dependendo do seu tamanho.

Você pode beber quantidades ilimitadas dessas bebidas abaixo, mas é aconselhável beber cafeína com moderação.

  • Café: normal ou descafeinado;
  • Chá: normal, descafeinado ou de ervas;
  • Refrigerante zero açúcar;
  • Mix de bebidas zero açúcar;
  • Suco de tomate ou suco de vegetal.

Sistemas do corpo humano beneficiados pela dieta de South Beach.

Além da perda de peso, a dieta de South Beach tem outras vantagens. Por um lado, a dieta é bastante equilibrada depois da estrita fase inicial. Por outro lado, você não necessita monitorar sua ingestão de calorias e gorduras, já que a dieta incentiva à ingestão regular de refeições e lanchinhos.

Essa dieta também tem suas desvantagens, tais quais:

  • Pode ser bem exigente, caro e demorado;

Essa dieta é padronizada para ser um estilo de vida, cedendo à antigos hábitos de alimentação podem resultarem em rápido ganho de peso.

Mais sobre o assunto:

Sumário:

A dieta de South Beach é um plano de perda de peso desenvolvido pelo cardiologista americano Arthur Agatston, doutor em medicina, com o objetivo de criar uma dieta que melhorasse a saúde cardíaca de seus pacientes. Esta dieta concentra-se em comer os carboidratos certos e as gorduras certas. Um efeito colateral dessa dieta é a perda de peso.

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