Dieta vegana – fontes, benefícios para a saúde

Frutas e legumes encontrados em uma dieta vegana

Uma dieta vegana é parte de um estilo de vida que exclui o consumo ou uso de quaisquer produtos feitos de animais ou derivados de proteínas animais, bem como alimentos que são processados com produtos de origem animal, como açúcar branco refinado e alguns vinhos. É fácil confundir uma dieta vegana com uma dieta vegetariana; a principal diferença é que os vegetarianos não comem carne, mas continuarão a consumir laticínios e ovos, enquanto os veganos não consomem nenhum produto animal.

As dietas à base de plantas podem fazer maravilhas tanto pela sua saúde quanto pela saúde do meio ambiente. Elas envolvem comer apenas produtos alimentícios à base de plantas. As dietas veganas podem ser uma escolha altamente nutritiva, pois são pobres em gordura saturada e ricas em nutrientes.

As dietas veganas podem ajudar a proteger a saúde dos ossos e do coração e reduzir o risco de câncer. Os suplementos podem substituir os níveis de certos nutrientes encontrados na carne, como a vitamina B-12.

A maioria dos veganos também evita o uso de todos os produtos pessoais e domésticos testados em animais e evita a compra e o uso de todos os produtos não alimentares de origem animal, como couro, pele e lã.

O veganismo agora é muito mais popular por causa de celebridades que seguiram o caminho do veganismo, como Beyoncé e Jay Z, e personalidades de alto nível, como Bill Clinton.

Benefícios de uma dieta vegana

Visto que as dietas veganas envolvem comer mais frutas e vegetais, elas oferecem uma ampla gama de benefícios à saúde. Por um lado, eles reduzem o risco de isquemia cardíaca em quatro por cento com cada porção de produtos que uma pessoa consome. Aqueles que ingeriram oito porções diárias de frutas e vegetais reduziram o risco da doença em 22 por cento.

Evitar produtos de origem animal também pode ajudar a reduzir a ingestão de gordura saturada e colesterol. Isso, por sua vez, pode ajudar a aumentar o colesterol HDL (bom) e diminuir o colesterol LDL (mau) e os triglicerídeos – tudo isso pode reduzir o risco de doenças cardíacas.

As dietas veganas também reduzem os níveis de açúcar no sangue em diabéticos e podem proporcionar alívio completo para os sintomas da polineuropatia distal sistêmica – uma condição em diabéticos que causa dor aguda e queimação. Além disso, as dietas veganas têm efeitos positivos em pessoas com diferentes tipos de artrite; os veganos experimentam melhorias nos sintomas como dor, inchaço nas articulações e rigidez matinal.

As dietas veganas geralmente contêm mais produtos de soja, que podem oferecer alguma proteção contra o câncer de mama. Evitar certos produtos de origem animal, como laticínios, também pode ajudar a reduzir o risco de câncer de próstata, mama e colorretal.

As dietas veganas também melhoram a saúde óssea, reduzem a obesidade e têm propriedades anti-envelhecimento. Além disso, fornecem mais fibras e antioxidantes e parecem ser mais ricos em potássio, magnésio, folato e vitaminas A, C e E.

Alimentos normalmente encontrados em uma dieta vegana

Os veganos evitam todos os alimentos provenientes de animais, como carne e peixe, bem como produtos de origem animal, como ovos, laticínios ou mesmo mel. As substituições incluem alimentos ricos em ferro e proteínas, como feijão e leguminosas, lentilhas, grãos, nozes e sementes, soja, amêndoas e vegetais; alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como feijão, tofu e verduras; e alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, como nozes, sementes de linhaça e produtos de soja.

Sistemas corporais auxiliados por uma dieta vegana

As dietas veganas exigem disciplina e comprometimento, o que impede muitas pessoas de experimentá-las.

No entanto, esse tipo de estilo de vida proporcionará à pessoa uma ampla gama de benefícios à saúde.

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