Os benefícios do licopeno para a saúde

O   Licopeno é um composto natural encontrado em frutas e vegetais de um vermelho vivo, como tomate, melancia e toranja. O licopeno é um carotenóide, que são pigmentos amarelos, laranja ou vermelhos que dão essa cor às suas plantas.

O licopeno tem sido associado a muitos benefícios à saúde, incluindo prevenção e proteção de doenças.  Produtos de tomate têm as maiores quantidades de licopeno e ketchup, suco de tomate e molho de pizza são considerados as maiores fontes de licopeno em uma dieta média para uma pessoa que vive nos Estados Unidos, respondendo por 80 por cento da ingestão de licopeno entre a população. 

Benefícios para a saúde

Um dos maiores benefícios do licopeno é que ele é um antioxidante e protege o corpo dos danos causados ​​pelo estresse dos radicais livres, que podem prejudicar o DNA e outras estruturas celulares.

 As propriedades antioxidantes ajudam a equilibrar a atividade dos radicais livres no corpo e, ao fazer isso, podem oferecer proteção contra certas doenças, manter os ossos fortes e saudáveis ​​e ajudar na visão, ajudando a retardar ou prevenir cataratas, degeneração macular e outros distúrbios oculares relacionados à idade. 

Licopeno e câncer

Embora mais pesquisas sejam necessárias, estudos anteriores estabeleceram uma conexão entre o licopeno e a prevenção do câncer. Por causa de seu perfil antioxidante, o licopeno pode interromper o crescimento do câncer e acumular enzimas no corpo que ajudam a quebrar os agentes cancerígenos. 

 Embora não haja nenhuma prova registrada de que o licopeno pode tratar o câncer, ele foi associado a um dos fatores que podem ajudar a reduzir o risco de câncer, especificamente câncer de mama, pulmão e próstata.

 É importante observar também que a prevenção do câncer demonstrou aumentar com todo o consumo de frutas e vegetais – não apenas com licopeno.

Saúde do coração

Uma pesquisa publicada no The American Journal of Clinical Nutrition descobriu que, além de suas propriedades antioxidantes, o licopeno pode ter a capacidade de reduzir o colesterol LDL (mau) enquanto aumenta os níveis de colesterol HDL (bom). 

Também pode haver uma conexão com aqueles que têm maiores quantidades de licopeno em seus tecidos e um menor risco de ataque cardíaco, artérias bloqueadas ou entupidas, redução da pressão arterial e outras doenças cardiovasculares.  

Outros benefícios para a saúde

Embora a prevenção do câncer e a redução do risco de doenças cardiovasculares estejam entre os dois maiores benefícios potenciais do licopeno, o carotenóide pode ter benefícios adicionais caso alguém tenha uma dieta rica em licopeno.  

Um estudo publicado na revista Neurology descobriu que o licopeno pode ajudar a prevenir derrames, particularmente derrames causados ​​por coágulos sanguíneos. Os pesquisadores acreditam que isso se deve ao fato de que o licopeno melhora os níveis de colesterol, além de reduzir a inflamação, dois fatores que podem contribuir para um acidente vascular encefálico.

 O licopeno junto com outros carotenóides também pode proteger contra os danos UV causados ​​pelo sol. É importante observar, entretanto, que o licopeno não substitui (e não deve) substituir o FPS.  Algumas pesquisas descobriram que ter licopeno na forma de alimento ou suplemento pode causar menos queimação e irritação com os raios solares.

 Possíveis efeitos colaterais

Quando consumido na forma de alimentos, o licopeno é seguro para todos. A ingestão de quantidades excessivas de licopeno pode levar a uma condição chamada licopenemia, que é uma descoloração alaranjada ou vermelha da pele. A condição em si é inofensiva e desaparece com uma dieta pobre em licopeno.

Gestação e Licopeno

O licopeno está disponível na forma de suplemento, mas deve ser evitado por pessoas que estão grávidas ou amamentando, pois algumas pesquisas descobriram que tomar um suplemento diário aumenta o risco de partos prematuros e de baixo peso ao nascer. 

Riscos adicionais

O licopeno também pode aumentar o risco de sangramento ao tomar certos medicamentos, como aspirina, anticoagulantes (anticoagulantes), medicamentos antiplaquetários, antiinflamatórios não esteróides, como ibuprofeno ou naproxeno.

O mesmo se aplica à mistura de licopeno e ervas que podem aumentar o sangramento, como o ginkgo biloba. Aqueles que tomam remédios para pressão baixa não devem tomar licopeno, pois ele pode diminuir ainda mais a pressão. 

Evite misturar com ervas que combatem asma, câncer, ervas antiinflamatórias, ervas para baixar o colesterol, ervas para fertilidade, suplementos e ervas para doenças cardíacas, estomacais ou pulmonares, sistema imunológico, sistema nervoso e ervas e suplementos que ajudam a prevenir perda óssea. 

Certos suplementos como beta-caroteno, cálcio e luteína, quando tomados junto com o licopeno, podem diminuir a quantidade de licopeno absorvida pelo intestino. O consumo crônico e excessivo de álcool também pode causar um efeito colateral com o licopeno, diminuindo sua eficácia na proteção contra doenças.

Dosagem e preparação

O licopeno proveniente de fontes alimentares não tem uma quantidade de ingestão recomendada definida. A pessoa média consome cerca de 2 miligramas (mg) por dia em sua dieta. Isso não é nem de perto o suficiente para colher os benefícios antioxidantes, já que a pesquisa descobriu que aqueles com pressão alta, consumindo 12 mg de licopeno por dia, tiveram níveis de pressão arterial mais baixos. Se estiver tomando licopeno para hipertensão, 15 mg de extrato de tomate (como LycoMato) por dia durante seis a oito semanas pode ajudar.

 No entanto, certifique-se sempre de consultar seu médico antes de adicionar um suplemento regular à sua dieta. 

Recomendações

Embora obter licopeno da dieta seja o caminho mais fácil, é importante certificar-se de que você está comendo frutas e vegetais suficientes com licopeno para obter os benefícios para a saúde que ele apregoa. Os alimentos a serem procurados com as maiores quantidades de licopeno são goiaba, tomate, toranja, mamão, pimentão vermelho, caqui, aspargos (embora não tenha a marca registrada de laranja ou vermelho), repolho roxo e manga.

Considerações finais

Como não há muita pesquisa sobre os suplementos de licopeno, é melhor conversar com seu médico antes de tomar licopeno fora de sua dieta. Se você estiver interessado nele por motivos de saúde, seu médico poderá examinar todo o seu histórico de saúde para ver se os suplementos são adequados para você, bem como estar ciente de quaisquer interações potenciais. 

Embora muitos benefícios associados ao licopeno ainda precisem de mais pesquisas, os benefícios para a saúde de comer frutas e vegetais para prevenir doenças e estimular o sistema imunológico são comprovados. Certificar-se de que você tem uma dieta rica nesses alimentos, incluindo frutas e vegetais com alto teor de licopeno, só pode ajudar a sua saúde em geral.

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