Maneiras de equilibrar hormônios para vencer doenças autoimunes

Trabalhar maneiras de equilibrar hormônios pode ser uma das coisas mais importantes que você pode fazer para melhorar sua saúde. O oposto, o desequilíbrio hormonal, é uma das principais causas das doenças autoimunes. Esses mensageiros microscópicos do sistema endócrino desempenham uma grande função quando se trata de manter sua saúde e bem-estar.

Secretados por várias glândulas (pituitária, tireóide, supra-renais, etc.), os hormônios sinalizam vários processos vitais no corpo, incluindo a regulação do apetite, desejo sexual e sono. Quando seus hormônios estão em harmonia, você tem energia, dorme melhor, seu peso está sob controle e seu humor está bom. Mas o excesso ou a quantidade insuficiente de um único hormônio pode desequilibrar tudo e deixá-lo mais suscetível a doenças crônicas, incluindo doenças autoimunes.

Se você tem energia reduzida, névoa cerebral, mau humor ou dificuldade para controlar o peso, pode ser um entre milhões de americanos em estado de desequilíbrio hormonal. E se você é uma mulher, você tem três vezes mais chances de desenvolver um distúrbio auto-imune – embora os homens certamente experimentem desequilíbrio hormonal também.

Desequilíbrios hormonais provocados por doenças autoimunes

Dezenas de hormônios percorrem nosso corpo, mas existem seis desequilíbrios principais que contribuem para doenças autoimunes e outras doenças crônicas. Embora não seja incomum ter uma combinação de todos os seis, a boa notícia é que esses desequilíbrios estão principalmente sob nosso controle.

Insulina elevada – também conhecida como “Resistência à insulina”

O excesso de açúcar, uma marca registrada da Dieta Americana Padrão (SAD), é o principal fator que contribui para o aumento da insulina. O pâncreas produz insulina para dizer às células para absorverem açúcar; quanto mais açúcar você consome, mais insulina é criada. Eventualmente, suas células atingem a capacidade máxima e param de responder à insulina. Como seu corpo não tem nada a ver com o excesso de açúcar, ele o armazena como gordura – diga olá para seu pneu sobressalente irritante e potencialmente perigoso.

Sintomas: fadiga (especialmente depois de comer), desejo por doces, aumento de peso no abdômen, resistência à perda de peso, micção frequente, dores e dores e manchas escuras na pele.

Alto cortisol

O estresse faz com o cortisol o que o açúcar faz com a insulina: um pouco está bem, mas demais faz seu corpo disparar. Os humanos foram feitos para lidar com o estresse e até mesmo prosperar em pequenas doses.

Mas, para muitas pessoas, o estresse se tornou uma parte tão regular da vida que nossos corpos estão produzindo muito mais cortisol do que precisamos, levando a um estado catabólico (ou seja, o corpo começa a se decompor mais rápido do que pode se acumular). as células se tornarão resistentes ao cortisol e os níveis se estabilizarão.

Sintomas: sensação de cansaço, mas com nervosismo, ansiedade, palpitações cardíacas, dificuldade para dormir, ânsias de sal e açúcar, tonturas ao ficar de pé e pressão arterial baixa.

Dominância de estrogênio

Definido como muito estrogênio em relação à progesterona em mulheres e muito estrogênio em relação à testosterona em homens, a predominância de estrogênio é freqüentemente causada por dois fatores modernos:

  1. Estresse crônico, que cria altos níveis de cortisol levando à depleção de progesterona, e
  2. Estrogênio artificial no ambiente, encontrado no bisfenol A (BPA), ftalatos e parabenos, bem como em pílulas anticoncepcionais e terapia de reposição hormonal sintética (TRH). Mesmo os laticínios convencionais, carregados com hormônios de crescimento e hormônios esteróides, podem introduzir estrogênio extra em nossos corpos.

Sintomas em mulheres: menstruação com sangramento intenso e cólicas graves, aumento dos sintomas de TPM, ganho de peso nos quadris e nádegas, cistos ovarianos, endometriose, miomas, enxaquecas, abortos espontâneos, rosácea, insônia, névoa cerebral, ansiedade ou depressão, diminuição da libido e vesícula biliar problemas.

Sintomas nos homens: fadiga, perda de massa muscular, problemas do trato urinário, redução da libido, disfunção erétil, ansiedade ou depressão, aumento da gordura abdominal e seios aumentados.

Tireoide baixa

O hipotireoidismo é um dos distúrbios hormonais mais comuns, fazendo com que o sistema metabólico do seu corpo fique lento, levando à sensação de preguiça, cansaço e frio, e uma série de problemas maiores, incluindo depressão, infertilidade e problemas auto-imunes. Até 90% das pessoas que sofrem de hipotireoidismo têm, na verdade, uma doença autoimune chamada tireoidite de Hashimoto, na qual o sistema imunológico ataca inadvertidamente o tecido tireoidiano.

Sintomas: ganho de peso ou resistência à perda de peso, perda de cabelo (incluindo o terço externo de suas sobrancelhas), baixa concentração, névoa do cérebro, constipação, cansaço ao acordar, intolerância ao frio, depressão ou ansiedade, dores nas articulações e pele seca, cabelo , ou pregos.

Baixo teor de vitamina D

Muitos fatores podem contribuir para as deficiências de vitamina D, incluindo idade (acima de 65 anos); pigmentação da pele mais escura; exposição solar limitada; e, em alguns casos, uma mutação genética nos genes do local do receptor D, chamados VDRs. Além de sua conexão com doenças autoimunes, o baixo teor de vitamina D está relacionado a doenças cardiovasculares, câncer e demência.

Sintomas: fadiga, dores e sofrimentos, fraqueza, infecções frequentes, osteopenia, osteoporose, dores ósseas e fraturas ósseas.

O que você pode fazer para equilibrar os hormônios e evitar doenças autoimunes

Se você tem uma doença autoimune ou algum dos sintomas listados acima ressoou em você, seus hormônios provavelmente poderiam se beneficiar de um melhor equilíbrio. A única maneira de saber com certeza é fazer o teste e, de preferência, trabalhar com um profissional experiente em equilíbrio hormonal natural.

Remova os alimentos SAD e substitua por muitos vegetais e fibras

Açúcar em todas as formas, grãos processados e carboidratos ricos em amido promovem a resistência à insulina. Os pesquisadores descobriram que para cada 150 calorias de açúcar adicionado por dia – cerca de uma lata de refrigerante – o risco de diabetes aumenta cerca de 1%. (1) Produtos cultivados convencionalmente, carregados de pesticidas, carnes criadas comercialmente, aves e produtos lácteos promovem o domínio do estrogênio.

Por outro lado, verduras folhosas (por exemplo, couve e espinafre), vegetais crucíferos (por exemplo, brócolis e couve de Bruxelas) e vegetais ricos em enxofre (cebola e alho) promovem a função hepática saudável e ajudam a eliminar os metabólitos estrogênicos prejudiciais (2), enquanto a fibra alimenta as bactérias intestinais benéficas, o que pode ajudar a otimizar a função da tireoide e melhorar a sensibilidade à insulina. A fibra também reduz o domínio do estrogênio, ajudando a excretar com segurança o excesso de estrogênio do corpo.

Reduza o álcool e a cafeína

O álcool promove o domínio do estrogênio e aumenta significativamente o risco de câncer de mama. Um estudo de 2015 revelou que o risco de câncer de mama aumenta 60% com cada copo diário de 5 onças de álcool. (3) Estudos têm mostrado que a cafeína aumenta o cortisol, aumenta a insulina e pode até elevar o estrogênio.

Um ensaio clínico com 500 mulheres mostrou que mulheres que consumiam 500 mg de cafeína por dia – o equivalente a quatro ou cinco xícaras de café – tinham quase 70% mais estrogênio do que mulheres que consumiam menos de 100 mg de cafeína por dia.

Desfrute de gorduras saudáveis

Apesar das melhores tentativas da indústria do açúcar para nos convencer do contrário, a gordura saturada, as gorduras ômega-3 e o colesterol são essenciais para a saúde e são os blocos básicos de construção de hormônios, membranas celulares e saúde cerebral.

Substitua os óleos vegetais processados por gorduras saturadas saudáveis, como óleo de coco, ghee e banha de animais criados a pasto; e aumentar o consumo de gorduras ômega-3 como salmão selvagem, animais 100% alimentados com capim, sementes de linho e nozes. Outras gorduras nutritivas incluem azeite de oliva extra virgem, óleos de sementes de cânhamo e linho, nozes, sementes e abacates.

Cure seu intestino para equilibrar os hormônios

Probióticos (suplementos e alimentos fermentados) e prebióticos (fibra encontrada em vegetais, linho e sementes de chia, e pós suplementares como casca de psyllium, acácia e inulina) ajudam a equilibrar seu microbioma, o que por sua vez ajuda no equilíbrio hormonal geral, incluindo a otimização da tireóide função, diminuindo o cortisol, aumentando a produção de serotonina e até mesmo aumentando os níveis de vitamina D. (5)

Também pode ser aconselhável usar enzimas digestivas nas refeições para aliviar o estresse do intestino e do processo de digestão. Para muitas pessoas, substituir uma refeição sólida por um batido de proteína de alta qualidade também pode reduzir o estresse no revestimento intestinal e melhorar a função intestinal.

Considerações finais sobre equilibrar os hormônios e doenças autoimunes

Os hormônios podem ser uma arena complexa e desafiadora, mas também podem ser ricamente gratificantes, uma vez acionados. A chave para o equilíbrio hormonal é viver em harmonia com a natureza e parar de se prejudicar com elementos não naturais, que podem ser resumidos em dois palavras: açúcar e estresse.

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