Os benefícios do ferro quelatado para a saúde

O ferro quelatado é uma forma suplementar de ferro que foi quimicamente alterada para permitir que passe pelo sistema digestivo sem se quebrar. “Quelatado” significa que os íons metálicos estão ligados a íons não metálicos para formar uma nova molécula.

 Em teoria, esse processo foi projetado para permitir que o ferro passasse pelo processo digestivo sem se decompor. Em vez disso, o ferro quelado é transportado para as células – junto com o aminoácido ao qual está ligado – para uma absorção mais eficiente.

O ferro quelatado também reduz a incidência de dores de estômago comumente associadas à ingestão de suplementos de ferro. Mas alguns especialistas discordam sobre se a pesquisa clínica apoia essas afirmações, afirmando que o ferro regular (sulfato ferroso) funciona com a mesma eficiência. O ferro quelatado é conhecido por muitos nomes genéricos e de marca. O quelato bisglicinato ferroso é um dos nomes genéricos mais comuns – comumente conhecido como bisglicinato de ferro. O ferro quelatado também é conhecido como, entre muitos outros nomes:

  • Bisglicinato ferroso quelato (IS)
  • Bis-glicinoferro II (IS)
  • Quelato de bisglicinoferro (II) (IS)Eisen (II) -bisglicinato (IS)
  • Glicinato ferroso (IS)
  • Glicinato de ferro (IS)

As marcas comuns de ferro quelado incluem Gestafer (bisglicinato ferroso e ácido fólico) e Prenafer (bisglicinato ferroso e ácido fólico). É importante notar que o ferro quelado pode não ser potente o suficiente para tratar a deficiência de ferro grave (particularmente com anemia), mas é útil para manter os níveis de ferro e prevenir a ocorrência de deficiências de ferro em pessoas de alto risco. 

 O que é ferro?

Para entender o que é um suplemento de ferro, é importante aprender sobre a função básica do ferro e por que ele é tão vital para a saúde geral. O ferro é normalmente obtido pela ingestão de certos alimentos, como carne vermelha, fígado (e outras carnes de órgãos), espinafre e muito mais.  O ferro é exigido pelo corpo humano para quase todos os processos bioquímicos.

É encontrado em quase todas as células humanas e é considerado um mineral essencial porque é necessário para formar a parte dos glóbulos vermelhos chamada hemoglobina. A hemoglobina é responsável por transportar oxigênio vital por todo o corpo e para o cérebro, que tem uma necessidade muito alta de oxigênio. 

 O ferro está envolvido no transporte de oxigênio, produção de energia, atividade imunológica, produção de hormônios, energia para os músculos e DNA.

Anemia por deficiência de ferro

A deficiência de ferro é a deficiência nutricional mais comum no mundo segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Aproximadamente 20% da população mundial é supostamente deficiente em ferro. De acordo com a OMS, “todas as faixas etárias são vulneráveis. A deficiência de ferro prejudica o desenvolvimento cognitivo das crianças desde a infância até a adolescência. Ele danifica os mecanismos imunológicos e está associado ao aumento das taxas de morbidade [doença].

“Durante a gravidez, a deficiência de ferro está associada a vários resultados adversos para a mãe e o bebê, incluindo um risco aumentado de hemorragia, sepse, mortalidade materna, mortalidade perinatal e baixo peso ao nascer. 

“Estima-se que quase todas as mulheres tenham algum grau de deficiência de ferro e que mais da metade das mulheres grávidas nos países em desenvolvimento sofram de anemia.” 

O sintoma mais comum de anemia causada por deficiência de ferro é a fadiga extrema. Outros sintomas podem incluir falta de ar, unhas quebradiças ou sulcos verticais nas unhas, cabelos secos e danificados, dor de cabeça e tontura. Além disso, uma pessoa com deficiência de ferro pode sentir fraqueza, pele pálida, inflamação ou dor na língua e na boca, mãos e pés frios e / ou dor no peito ou pulso acelerado.

Benefícios para a saúde

O principal benefício do ferro quelado é sua capacidade de prevenir níveis baixos de ferro no sangue, prevenindo a anemia por deficiência de ferro em pessoas de alto risco. As pessoas que geralmente têm níveis baixos de ferro incluem bebês que são amamentados ou alimentados com fórmula que não é suficientemente fortificada com ferro e crianças que podem não comer uma dieta adequada com ferro suficiente e precisam de ferro adequado devido ao rápido crescimento.

Outros que podem ter baixos níveis de ferro incluem vegetarianos porque os vegetais são mais baixos em ferro do que carne, idosos que muitas vezes têm deficiências nutricionais devido a problemas de saúde, depressão, pobreza ou acesso inadequado a alimentos saudáveis ​​e atletas devido à necessidade de mais oxigênio para trabalhe seus músculos.

As mulheres também precisam de níveis mais elevados de ferro do que os homens, assim como as grávidas (devido ao aumento da demanda de ferro durante a gravidez). Aqueles que tomam certos medicamentos também podem apresentar baixos níveis de ferro (como aqueles que tomam anticoncepcionais orais, aspirina, esteróides, antiácidos e anticoagulantes).

Pesquisa sobre ferro quelado vs. ferro não quelado

Um estudo envolvendo mulheres grávidas com deficiência de ferro, publicado pelo Journal of Perinatal Medicine, descobriu que não havia diferença entre os participantes do estudo que receberam ferro quelado (bisglicinato) e aqueles que receberam ferro regular (sulfato ferroso) .

Isso indicaria que as alegações de que o ferro quelado é melhor absorvido podem não ser verdadeiras e, portanto, o preço mais caro dos suplementos de ferro quelado (em comparação com o ferro normal) pode não ser justificado. Outro estudo de 2014 mostrou que 30 miligramas de ferro quelado ingeridos por 90 dias foram tão eficazes quanto o sulfato ferroso na manutenção dos níveis normais de ferro em crianças em idade escolar com baixos níveis de ferro (sem anemia) .

No entanto, em um estudo separado comparando o ferro quelado ao sulfato ferroso, aqueles que tomaram o suplemento quelato de aminoácidos relataram significativamente menos efeitos colaterais (incluindo menos desconforto estomacal) do que aqueles que tomaram o sulfato ferroso não quelado.Em um estudo mais antigo feito em animais, descobriu-se que o ferro quelado causa menos efeitos adversos do que o uso de outras preparações de ferro.

O sulfato ferroso (ferro não quelado) causou sintomas mais intensos de toxicidade do que doses iguais de ferro quelado. Um estudo de 2013 com crianças pré-escolares descobriu que tanto o grupo de sulfato ferroso (ferro regular) e o grupo de aminoácido quelato (ferro quelado) apresentaram reações adversas iguais, mas o ferro quelado resultou em um aumento maior na concentração de ferritina. A concentração de ferritina é uma indicação da concentração de ferro no sangue. No entanto, o estudo também mostrou que os níveis de hemoglobina não mudaram depois que os suplementos de ferro foram administrados.

Possíveis efeitos colaterais

Existem vários efeitos colaterais menores de tomar ferro, as reações adversas comuns podem incluir:

  • Constipação
  • Dores de estômago
  • Diarréia
  • Náusea
  • Indigestão
  • Fezes pretas de alcatrão (possivelmente um sinal de uma úlcera gastrointestinal superior)

A maioria dos efeitos colaterais menores de tomar suplementos de ferro se dissipará depois que o corpo se ajustar a tomar ferro; se os sintomas persistirem, é importante consultar seu médico.  Os efeitos colaterais graves de tomar ferro quelado podem incluir uma reação alérgica (raramente), que pode envolver:

  • Uma erupção cutânea
  • Coceira
  • Inchaço (principalmente na garganta, língua ou rosto)
  • Tontura
  • Dispnéia (dificuldade para respirar)

Se você tiver algum sintoma de reação alérgica, deve procurar atendimento médico imediato.

Overdose

Overdose acidental de produtos de ferro (incluindo ferro quelado) é uma das principais causas de envenenamento fatal em crianças. Em parte, isso pode ser devido ao fato de que os perigos de se ingerir muito ferro não são do conhecimento geral. Se uma criança tiver uma overdose de ferro, é importante ligar para o controle de intoxicação e procurar atendimento médico imediato. 

Toxicidade

A toxicidade por overdose é talvez um dos efeitos colaterais mais perigosos que podem resultar da ingestão de ferro. Os sintomas de overdose de ferro, de acordo com a Mayo Clinic, podem incluir febre, náuseas, cólicas estomacais, dor de estômago aguda, vômitos intensos (pode ser com sangue) e sintomas tardios de uma overdose de ferro. Além disso, podem ocorrer lábios azulados, unhas e palmas das mãos, pele pálida, pele pegajosa, convulsões (convulsões), respiração superficial e rápida, fadiga e fraqueza (mais grave do que o normal) e pulso fraco (a pulso fraco). Se forem observados sintomas de toxicidade quando uma pessoa estiver tomando suplementos de ferro, atenção médica de emergência será necessária imediatamente. 

Precauções e contra-indicações

O ferro quelatado não deve ser tomado, a menos que seja ordenado de outra forma pelo médico se uma pessoa sofre de distúrbio de sobrecarga de ferro (como hemocromatose ou hemossiderose), dependência de álcool, doenças hepáticas e problemas estomacais ou intestinais (como colite ulcerativa, SII, úlceras ou outras condições). Para aqueles que tomam bisglicinato ferroso, é importante observar que este suplemento também contém ácido fólico. Pessoas com anemia perniciosa (deficiência de B12) devem consultar um médico antes de tomar ferro quelado. O ácido fólico no suplemento pode causar testes de laboratório falsos.

Os suplementos de ferro passam para o leite materno – as pessoas que amamentam devem consultar o pediatra antes de usar o ferro. O uso de ferro é considerado seguro durante a gravidez, mas apenas sob a supervisão do profissional de saúde que o prescreveu. 

Dosagem e preparação

Como com todos os outros suplementos, sempre siga as instruções dadas pelo provedor de saúde que prescreveu sobre a dosagem, segurança e precauções do ferro quelado. Se houver alguma discrepância entre o que indica o folheto informativo e a dosagem prescrita, consulte um farmacêutico ou profissional de saúde. 

Diretrizes gerais sobre dosagem e preparação de ferro quelado incluem que a dose média de ferro para um adulto com deficiência de ferro é entre 60 a 120 mg por dia por um mínimo de 90 dias (mas sempre consulte o médico antes de decidir qual dose é direita). O teor de “ferro elementar” de cada tipo de suplemento de ferro é talvez uma das principais considerações ao escolher um tipo de suplemento de ferro.

Ferro elementar refere-se à quantidade exata de ferro que um comprimido ou cápsula de suplemento contém. O teor de ferro elementar deve ser claramente listado em miligramas. Certifique-se de que o conteúdo de ferro elementar é suficiente para igualar a quantidade solicitada pelo provedor de serviços de saúde que prescreveu.

Preparação de Ferro

Existem vários fatores importantes a ter em mente ao tomar um suplemento de ferro, incluindo: 

  • Tome com o estômago vazio, se possível (isso promove a melhor absorção, mas se ocorrer náusea, comer alimentos com este medicamento pode ser recomendado).
  • Evite tomar antiácidos, laticínios ou bebidas com cafeína dentro de duas horas (antes e depois) de tomar ferro quelado.
  • Beba um copo de  240 ml de água com suplementos de ferro e evite deitar por pelo menos 10 minutos após tomar o ferro.
  • Não esmague ou mastigue as cápsulas de liberação prolongada ou os suplementos de ferro quelado (esmagar ou mastigar irá desativar a eficácia dos comprimidos / cápsulas e aumentar o risco de efeitos colaterais).
  • Nunca tome mais ferro do que o prescrito pelo médico. Lembre-se de que o ferro pode ser tóxico e causar sérios problemas de saúde quando ingerido em quantidade excessiva.

Atenção

Existem duas formas diferentes de ferro, incluindo “heme”, que está disponível em produtos cárneos (principalmente na carne vermelha), e “não-heme”, principalmente disponível em alimentos vegetais. A quantidade de ferro disponível para ser absorvida nesses dois tipos diferentes de ferro varia significativamente.

Não é surpreendente que a absorção de heme (produtos à base de carne) seja muito maior do que a de não heme (produtos vegetais). Essa capacidade de vários níveis de absorbabilidade é chamada de biodisponibilidade de um suplemento. Outros fatores afetam a biodisponibilidade do ferro, incluindo alimentos ingeridos ou outros suplementos ingeridos com ferro. Algumas substâncias diminuem e outras aumentam a biodisponibilidade do suplemento de ferro.

Por exemplo, acredita-se que a vitamina C aumente a taxa de absorção, portanto, muitos suplementos de ferro também terão vitamina C. O ferro precisa estar na chamada forma ferrosa para ser absorvido adequadamente pelo corpo. Certifique-se de que um tipo de suplemento comprado seja uma forma ferrosa de ferro, como o bisglicinato ferroso.

Outras perguntas

Qual é a diferença entre ferro férrico e ferro ferroso? 

A biodisponibilidade do ferro férrico é geralmente três a quatro vezes menor do que a do ferro ferroso. Não há dados de estudos clínicos suficientes que apoiem a afirmação de que o ferro férrico é eficaz no tratamento da deficiência de ferro ou anemia quando comparado ao ferro ferroso. 

Pessoas com baixos níveis de ferro sempre têm anemia? 

Não. As pessoas podem ter níveis baixos de ferro no sangue sem anemia, anemia por baixo teor de ferro ou anemia por outras causas (exceto ferro baixo). 

Os suplementos de ferro quelado valem o custo extra, em comparação com os suplementos de ferro normais?

 Os dados da pesquisa clínica são mistos quanto à eficácia do ferro quelado na prevenção de baixos níveis de hemoglobina, mas vários estudos mostram que o ferro quelado é tão eficaz quanto os suplementos regulares de ferro e que o ferro quelado causa menos efeitos colaterais.

 Considerações

Tenha cuidado para não confundir os termos ferro quelado com terapia de quelação. A terapia de quelação é a remoção do ferro extra do corpo, por meio da administração de um tipo específico de medicamento. O ferro quelatado adiciona ferro para aqueles com deficiência de ferro e a terapia de quelação remove o excesso de ferro do corpo para prevenir a toxicidade do ferro.

 

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