Glutationa – A anti-oxidante mestra

Agora, a maioria das pessoas está familiarizada com alguns dos antioxidantes mais importantes do corpo, como a vitamina C (ácido ascórbico) e a vitamina E (gama e alfa-tocoferol). No entanto, existe um antioxidante essencial que não apenas extingue os radicais livres no corpo devido à oxidação, mas também ajuda essas vitaminas a recarregar seu estado antioxidante. Esse antioxidante é conhecido como Glutationa. Neste artigo, discutiremos a importância desse composto, o que o torna tão importante, como é feito no corpo e como você pode ajudar a aumentar os níveis desse antioxidante mestre.

glutationa

A glutationa não é tecnicamente um aminoácido “essencial” porque pode ser criada no corpo, usando L-cisteína, ácido L-glutâmico e L-glicina. Mas sem quantidades adequadas de todos os três aminoácidos e em tempos de estresse físico extremo, como um treino de alta intensidade de longa duração, os níveis de glutationa podem se esgotar, levando a uma série de problemas que podem afetar negativamente a saúde.

Como aumentar a glutationa?

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A maior parte da síntese de glutationa ocorre no fígado em humanos. Possui uma capacidade única de ajudar a recarregar a Vitamina C e a Vitamina E, reciclando eficazmente o seu estado antioxidante. Uma vez que um antioxidante é exposto aos radicais livres, ele doa um elétron que o torna oxidado. Portanto, em vez de as células do corpo serem atingidas, os antioxidantes poupam os ferimentos. Mas, depois que um antioxidante faz seu trabalho, ele se torna inútil até que seja reciclado. É aqui que entra a glutationa. A glutationa também regula o sistema de óxido nítrico, que é responsável pela “bomba” do exercício hipertrófico. Também é usado na formação de prostaglandinas, que afeta a inflamação, ajuda a auxiliar na síntese de proteínas após lesão muscular e também auxilia na síntese de DNA e nas atividades do sistema imunológico

Então você provavelmente está começando a se perguntar, quanto Glutationa devemos tomar para alcançar os melhores resultados? O problema com a glutationa, entretanto, é que ela é destruída pelo ácido clorídrico. Uma maneira mais precisa de colocá-lo seria que a glutationa se decompõe em seus aminoácidos-mãe, ácido glutâmico, acetil cisteína e glicina. Uma vez que esses aminoácidos são liberados, eles seguem o mesmo caminho metabólico que qualquer aminoácido segue e são usados ​​para uma dúzia de outras coisas além da produção de glutationa. No entanto, existem maneiras de aumentar os níveis dela. Em primeiro lugar, a N-acetil cisteína é o aminoácido limitante da taxa de síntese da glutationa. Isso significa que o corpo tende a ter aminoácidos suficientes, EXCETO pela N-acetil cisteína, também conhecida como NAC. Portanto, a suplementação com NAC ajudará a aumentar os níveis de glutationa. Também proporcionará efeitos protetores no corpo que vão além do suporte dela. Na verdade, hospitais em todo o mundo usam NAC para ajudar a tratar a overdose de paracetamol, também conhecido como Tylenol. Outra forma de aumentar a produção é usar a erva Milk Thistle. Milk Thistle contém Silymarin e Silibin, dois compostos importantes que aumentam os níveis de antioxidantes e facilitam o trabalho de desintoxicação do fígado. Uma das maneiras pelas quais o cardo leiteiro ajuda o fígado é aumentar a produção de glutationa.

A glutationa é conhecida como o antioxidante mestre por um bom motivo. Ao suplementar com NAC e Milk Thistle, você está efetivamente aumentando as reservas de glutationa do seu corpo, o que por sua vez ajudará seu corpo, principalmente seu fígado, a cumprir sua função de proteger o corpo contra danos.

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